Capivari
Enquanto políticos, autoridades e profissionais do turismo se mobilizam para receber o Fórum Mundial de Turismo (WTTC), o Rio Capivari (nos Ingleses, norte da Ilha, foto) segue seu curso.Desde a confirmação da realização deste importante evento em Florianópolis, vemos a euforia do trade turístico e de nossos governantes, um misto de orgulho e esperança, diante da possibilidade de consolidar o destino na rota do turismo internacional.
Ironia ver o descaso com aquilo que é a matéria-prima básica para a indústria do turismo! Na Praia dos Ingleses, a poucos quilômetros da sede do evento, o Rio Capivari segue seu curso trazendo em suas águas e despejando na orla da praia as evidências de anos de desenvolvimento desregrado, confirmando na placa ao lado o que muitos ignoram: local impróprio para banho.
Lembrando que o próprio turismo foi em grande parte responsável pelo rápido crescimento do local e pela especulação imobiliária, o mínimo que poderia ter sido feito era retornar parte dos dividendos da atividade para preservar aquilo do qual depende.
Que este evento seja capaz de ser um marco em nossa região, alertando as autoridades para a urgência nas ações de recuperação e manutenção de nossos recursos, a fim de que esta atividade econômica seja de fato sustentável, trazendo dividendos hoje e amanhã para as comunidades onde acontece, em forma de ambiente sadio, desenvolvimento social, cultural e econômico.
Lília Romera Fulco - Florianópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário