Trecho do Rio Capivari que desagua no mar.

produzido por

sábado, 25 de abril de 2009

NOVA DATA AUDIÊNCIA PÚBLICA 07 DE MAIO, 19:00

NOVA DATA: 07 de maio, quinta-feira as 19:00 no mesmo local!
DIVULGE, CONVIDE SEUS VIZINHOS, COLEGAS E AMIGOS:
ATENÇÃO, ATENÇÃO POPULAÇÃO DE INGLESES E SANTINHO


AUDIÊNCIA PÚBLICA DA CÂMARA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS NO DIA 07 DE MAIO 19:00 NO ALBINO EM INGLESES, PARA TRATAR DAS PROVIDÊNCIAS DA DESPOLUIÇÃO DO RIO CAPIVARI E DEMAIS RIOS DA REGIÃO, JUNTAMENTE COM AS SOLUÇÕES E PROVIDÊNCIAS PARA IMPLANTAÇÃO E TRATAMENTO DO ESGOTO NA REGIÃO.
COMPAREÇA, PARTICIPE, INVISTA NO FUTURO DO SEU BAIRRO E DE NOSSA CIDADE.
A partir da próxima semana estaremos publicando na íntegra a campanha de divulgação desta audiência.
CONTAMOS COM SUA PRESENÇA!

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Seção DIÁRIO DO LEITOR - DC 20 de abril de 2009

Debate

Como médico pediatra, vejo com muita tristeza que os governos fazem muito pouco para resolver os problemas ambientais. No caso do Rio Capivari, em Ingleses, norte da Ilha de Santa Catarina, temos exemplo disso. Frequento a Praia dos Ingleses há mais de 20 anos, indo algumas vezes ao ano para lá. O que se verifica é piora rápida e vergonhosa do estado de sanidade do Capivari. Vejo adultos e crianças, turistas e moradores correndo risco de contraírem doenças ao entrar em contato com as águas fétidas e contaminadas. Além disso, é vergonhoso ver pessoas alterando sua caminhada, apavoradas com tamanha sujeira e mau cheiro. O que dirão ao voltar de suas férias? O que está acontecendo e poderá acontecer à saúde dos moradores dos Ingleses? O cidadão também tem que ter consciência e fazer a sua parte, não jogando lixo nem seus dejetos no nosso Rio Capivari.

Luiz Telmo Romor Vargas Florianópolis


Seção DIÁRIO DO LEITOR - DC 18 de abril de 2009

OS PODERES PÚBLICOS ESTÃO CONDUZINDO BEM SUAS POLÍTICAS AMBIENTAIS? VOCÊ PERCEBE MELHORIAS EM SUA REGIÃO?

O tema é importante e atual, principalmente porque residimos em uma ilha, com um solo com mangues, dunas e aquíferos. Nossa bela Ilha de Santa Catarina, cada vez mais procurada, com um aumento populacional enorme nestes últimos anos, nunca soube tratar seu meio ambiente adequadamente. Em minha região, Ingleses, é uma catástrofe. Foi assinado um contrato para construção de um sistema de esgoto em 18 de novembro de 1997, com previsão para dois anos e até hoje os poderes públicos não conseguiram colocar em operação nem a etapa 1, e o pior, sem uma previsão. Como consequência, o Rio Capivari transformou-se em um emissário de esgoto a céu aberto. Uma vergonha.Gasta-se dinheiro público sem um retorno à população e ninguém assume responsabilidades. Essa mesma população fica surpresa, a cada momento, com decisões tomadas em gabinetes, sem qualquer discussão pública, como agora as referentes aos emissários submarinos. Ninguém foi informado que haverá apenas dois emissários submarinos, um que contempla todas as praias do sul da Ilha e vai desaguar no Campeche, e o outro vai coletar todo o esgoto do norte da Ilha e irá desaguar na Praia dos Ingleses. Quem assegura que todas as Estações de Tratamento de Efluentes (ETE) liberarão os resíduos no mínimo com tratamento secundário, para não poluir as praias dos Ingleses e do Campeche?

Os poderes públicos não conduzem bem suas políticas ambientais.

Alfredo Koerich Advogado - Florianópolis alfredokoerich@uol.com.br


Seção DIÁRIO DO LEITOR - DC 14 de abril de 2009

Os aposentados e o Capivari

Belíssimo o artigo “Aposentadoria! E agora?” de Ivonette da Nova Cardozo, consultora organizacional, publicado na seção Editoriais de 10 de abril. Todos nós idealizamos uma aposentadoria confortável e saudável. Por isso muitos de nós escolhemos uma bela praia, como a de Ingleses, no norte da Ilha, para desfrutar da aposentadoria, mas não desejamos ficar inativos, queremos ter participação social, comunitária e continuar produzindo. Que fazer? Como lidar com a mudança, já que o desejo de continuar ativo é parte presente nos que alcançam a maturidade? Ao mesmo tempo, não desejamos estar subordinados a horários e muito menos a uma rotina que não permita viagens e afastamentos temporários.

Ocorreu-nos uma sugestão: nós, do movimento “Vida para o Capivari” e engajados na campanha S.O.S. Rio Capivari, estamos necessitando dessas cabeças iluminadas, precisamos das suas experiências profissionais e de vida para salvar o rio dos Ingleses dessa agonia em que se encontra. Nesse movimento, homens e mulheres terão muito o que fazer e, ao mesmo tempo, contribuirão enormemente para uma comunidade que elegeram participar, numa deliciosa praia para usufruir. Visitem o blog (http://sosriocapivari.blogspot.com), entrem em contato (48 - 9903.9990) e sintam-se felizes em participar de um trabalho nobre, de um projeto social e ambiental.

Alfredo Koerich Advogado - Florianópolis alfredokoerich@uol.com.br


Seção DIÁRIO DO LEITOR - DC 12 de abril de 2009

Rio Capivari

Até certo ponto, o Rio Capivari, de Ingleses (Norte da Ilha), está sendo injustiçado, por causar a poluição da Praia de Ingleses. Explico melhor, pois conheço todo o trajeto do mesmo. Esse rio tem sua nascente na encosta do morro (é fácil ver pelo Google Earth). Então ele se desloca junto ao costão até fazer uma curva à esquerda e se dirigir rumo ao mar. Passa por baixo da ponte da Rua Martinho de Haro e segue em frente inteiramente limpo, pois nesse percurso não existe contato com residências dos humanos. Mais ou menos a 200 metros antes da ponte da Rua das Gaivotas, ele sofre em sua margem direita o ataque de um afluente quase imperceptível. Este afluente, que não é mais do que uma sanga, é aquele que passa ao lado da igreja, junto ao Sacolão, e segue cruzando por vários condomínios e residências do bicho homem, recebendo então a carga de dejetos putrefatos até desaguar no mar. A ação saneadora deve seguir esta explicação.

Mário Alexandretti Dentista - Florianópolis

terça-feira, 21 de abril de 2009

PARTICIPAÇÃO NO BLOG

Chegando próximo a data da Audiência Pública da CMF que teremos no dia 04 de maio próximo, queremos agradecer a inciativa de cidadãos e entidades que estão apoiando e divulgando a campanha S.O.S Capivari com seus comentários, como:

comentários:

silvio cesar disse...

Sou morador desta praia desde 1993 e frequento a orla junto ao Rio Capivari pois adoro pescar nesta parte da praia. Porém, de alguns anos para cá venho notando alarmado, a crescente poluição do rio que já nos trouxe tanta vida; pois havia várias espécies de peixes, de crustáceos e animais, como as lontras, tatus, lagartos e aves. Infelizmente venho notando que o Rio está agonizando, não só no período do verão como outrora, por ocasião do aumento de veranistas e turistas, mas durante o ano todo. Vamos dar as mãos e nos unir para que TODAS as entidades possam e devam se engajar na luta para salvar o nosso querido Rio e com isto a nossa Praia. Parabéns aos que levantaram a bandeira da preservação e recuperação do Rio Capivari, especialmente ao Sr. Alfredo Koerich.

Um forte abraço e vamos a luta!

Silvio Cesar Paladini
Militar Reformado


Sakae disse...

Primeiro gostaria de parabenizar o criador deste blog que vai mostrar ao mundo virtual que o Rio Capivari ainda tem salvação, e isto é o objetivo e sonho de muitos moradores desta bela capital catarinense.

Veraneio na Praia dos Ingleses há 25 anos, e a degradação do Rio Capivari foi tema de diversas discussões junto a meus amigos e familiares, com todos apontando para um único problema: Aparentemente os responsáveis não estão nem aí para a poluição deste córrego.

Parabéns pelo blog novamente, estamos de olho na recuperação deste precioso bem de Santa Catarina.

Rodrigo da Silva Sakae
OAB/SC 27.116

Rafael Borba disse...

Muito boa a iniciativa dr. alfredo hj a tarde vi que essa açao da comunidada é nescessaria e deve ser questinoda mesmo com as autoridades, ver aquelas pessoas sentido o terrivel cheiro que esta é lamentavel, sou morador aqui a 4 anos e primeior ano pude ver uma placa de locar "proprio para banho" diferente do que se encontra hoje, e precisa ser elaborado um plano de eco design para a balneabilidade dos moradores dos ingleses, eu que sou estudande dessa area se for aplicado seria muito interessante para toda a comunidade dos ingleses !


JAMES PIZARRO disse...

Já coloquei o blog na capa do meu blog e recomendei o mesmo para leitura de todos os blogueiros.
Um grande abraço

James Pizarro
Praia de Canasvieiras
www.antesqueanaturezamorra.blogspot.com


Participe você também, deixe seu comentário.


Qual sua opinião sobre o emissário submarino que a Casan quer implantar na costa de Ingleses?

Seguidores