Trecho do Rio Capivari que desagua no mar.

produzido por

domingo, 5 de abril de 2009

Seção DIÁRIO DO LEITOR - DC 05 de abril 2009

Rio Capivari


Agradecemos ao advogado Alfredo Koerich e ao engenheiro José Tavares Neves por terem entusiasmado a comunidade de Ingleses (Norte da Ilha) para a busca de solução dos graves problemas de ambiente e de saúde pública. O Rio Capivari está agonizando. O editorial do DC publicado no dia 8 de março e a carta do senhor Alfredo, de 10 de março, soaram como uma voz que ressoa num grande cânion e ecoou no Poder Legislativo Municipal. O vereador João Amin solicitou, por requerimento, ao presidente da Casa, sendo aprovada pelos pares a realização de Audiência Pública (dia 4 de maio, às 19h, no Albino Disco Clube) “in loco” (na comunidade), para viabilizar o sistema de tratamento de esgoto em toda a região da Praia de Ingleses, especificamente no Rio Capivari.

Manifestamos nossa gratidão aos vereadores pela aprovação da audiência e esperamos sensibilizar os órgãos competentes. Rogamos que a população fique vigilante e denuncie aqueles que despejam resíduos de esgoto no rio, transformando-o em fossa a céu aberto e que, por isso, cometem um crime contra a comunidade a qual pertencem. Basta estar vivo para correr riscos. Não devemos correr riscos irresponsáveis, de pessoas sem educação e sem escrúpulos. Precisamos ser parceiros da administração pública. Confiamos no Ministério Público e no Judiciário para a solução deste grave problema.

Vamos agora nos unir (nosso blog: http://sosriocapivari.blogspot.com), exercendo a cidadania, para reunir a comunidade inteira, dedicando parte do tempo em prevenir, para não termos nossa parcela de culpa, quando tivermos que julgar ou punir.


Joel Gomes Mendonça Presidente do Conseg. dos Ingleses/ Santinho - Núcleo de Liderança Ingleses/Santinho Florianópolis

3 comentários:

  1. Primeiro gostaria de parabenizar o criador deste blog que vai mostrar ao mundo virtual que o Rio Capivari ainda tem salvação, e isto é o objetivo e sonho de muitos moradores desta bela capital catarinense.

    Veraneio na Praia dos Ingleses há 25 anos, e a degradação do Rio Capivari foi tema de diversas discussões junto a meus amigos e familiares, com todos apontando para um único problema: Aparentemente os responsáveis não estão nem aí para a poluição deste córrego.

    Parabéns pelo blog novamente, estamos de olho na recuperação deste precioso bem de Santa Catarina.

    Rodrigo da Silva Sakae
    OAB/SC 27.116

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a iniciativa dr. alfredo hj a tarde vi que essa açao da comunidada é nescessaria e deve ser questinoda mesmo com as autoridades, ver aquelas pessoas sentido o terrivel cheiro que esta é lamentavel, sou morador aqui a 4 anos e primeior ano pude ver uma placa de locar "proprio para banho" diferente do que se encontra hoje, e precisa ser elaborado um plano de eco design para a balneabilidade dos moradores dos ingleses, eu que sou estudande dessa area se for aplicado seria muito interessante para toda a comunidade dos ingleses !

    ResponderExcluir
  3. Já coloquei o blog na capa do meu blog e recomendei o mesmo para leitura de todos os blogueiros.
    Um grande abraço

    James Pizarro
    Praia de Canasvieiras
    www.antesqueanaturezamorra.blogspot.com

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o emissário submarino que a Casan quer implantar na costa de Ingleses?

Seguidores