Trecho do Rio Capivari que desagua no mar.

produzido por

segunda-feira, 8 de junho de 2009

AMBIENTE - DC 02 de junho de 2009, página 30

Começa limpeza no Rio Ingleses

A água está tomada pelo esgoto e trabalho segue até quinta-feira

As máquinas da Secretaria Municipal de Obras começaram ontem a limpeza do Rio Ingleses, na região Norte de Florianópolis. De acordo com o diretor de Operações, Milton Otávio da Silva, aproximadamente 80% da água do córrego está tomada pelo esgoto e despejo de todo o tipo de lixo.
No primeiro dia de trabalho, oito caminhões de 10 toneladas foram carregados com lixo, como móveis e latas, além da areia que foi retirada do rio de oito quilômetros de extensão.

A limpeza que deve seguir até quinta-feira conta também com o acompanhamento da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram) e da Vigilância Sanitária que deve lacrar as ligações clandestinas de esgoto em um dos principais afluentes do Rio Capivari.

– Muitas pessoas e empresas utilizam a rede pluvial para despejar de forma ilegal o esgoto nos nossos rios. Depois da limpeza vamos conseguir identificar os agentes poluidores – explicou um dos integrantes do Conselho Comunitário dos Ingleses, João Batista Santos da Silva.

De acordo com Silva, cerca de 45 mil pessoas vivem na Praia dos Ingleses neste período do ano, sendo que na alta temporada o número chega a triplicar.

– O maior agravante é que estamos bem em cima do Aquífero Guarani que é prejudicado pelas ligações clandestinas e também pela falta de um sistema de saneamento básico na região – destacou.

nanda.gobbi@diario.com.br

NANDA GOBBI


domingo, 7 de junho de 2009

Seção DIÁRIO DO LEITOR - DC 05 de junho de 2009

Rio Capivari


Dia 20 de maio passado, a Câmara Municipal de Florianópolis realizou uma audiência pública no Bairro dos Ingleses (norte da Ilha de Santa Catarina), a fim de debater o projeto de lei 913/07, de autoria do Executivo municipal, para construir conjunto habitacional para os moradores da Favela do Siri, conjunto este que será erguido em área de preservação permanente, ou seja, exatamente na nascente do Rio Capivari.

Este rio já foi motivo de várias correspondências neste espaço e de uma ação civil pública, pois vem sendo usado como esgoto a céu aberto, desaguando na Praia dos Ingleses. Como não há oposição na Câmara de Vereadores, a fim de barrar esta aberração, resta ao Ministério Público rogar por nós.

Adolfo José Bruggemann - Florianópolis

S.O.S Rio CAPIVARI - Reunião Trabalho CASAN 03 Junho 2009

Na quarta-feira dia 03 de junho, a comissão do Núcleo de Lideranças de Ingleses e Santinho reuniu-se com diretores e técnicos da CASAN, em sua sede do Estreito. Com duração acima de 3 horas, foram levantados detalhadamente todos os pontos apresentados nas reuniões anteriores. Algumas das questões consensuais foram analizadas e debatidas, onde algumas das ações propostas ficaram de ser encaminhadas pelos técnicos presentes a presidência para deliberação nas próximas semanas.
Para as questões mais polêmicas, ambas as comissões ficaram de estudar alternativas viáveis de solução para reapresentação nas próximas reuniões.
O projeto do emissário submarino - proposta da Casan como meio para o destino final dos dejetos - está em fase de estudo para liberação da Licença Ambiental pela FATMA, quando o mesmo estiver concluído, deverá ficar a disposição para análise da polulação.
Até lá esta e demais propostas estarão na pauta de assuntos a serem debatidos pelo Núcleo de Lideranças com apoio técnicos sanitaristas, engenheiros e entidades especializadas.
Se você tiver alguma informação técnica relevante para compartilhar, entre em contato pois estas questões são polêmicas e devem ser discutidas amplamente e com calro embasamento para juntos escolhermos as melhores opções de saneamento para o Norte da Ilha e Florianópolis.

Assessoria de Imprensa AN/P&M BRASIL

_________________________________________________________________________________

REUNIÃO CASAN 03/06 – PAUTA


1°. Mapeamento da rede de esgoto implantada, para auxiliar a Vigilância Sanitária nas suas fiscalizações.

2°. Solicitamos em relação ao projeto atual de esgotamento sanitário: o numero da população a ser atendida, o tempo e o custo necessário para a conclusão da obra e copia do projeto da estação de tratamento já existente.

3°. Exercer uma maior fiscalização sobre as empresas que executam serviço de limpa-fossas, criando mecanismos de controle das descargas, para que os usuários possam acompanhar o correto destino do descarte da limpeza das fossas.

4°. Como medida emergencial, criar e implementar oficialmente o serviço limpa-fossa pela Casan com o valores reduzidos até a implantação completa da rede de esgoto.

5°. Após a implantação da estação de tratamento (ETE) a CASAN para poder cobrar dos usuários deverá comprovar que a unidade está ligada na rede de esgoto.

6°. Realizar projeto para a implantação 100% da rede de esgoto para Ingleses – Capivari e Santinho e o emissário que está sendo projetado para o momento deve ser dimensionado para atender toda a demanda Futura do Distrito de Ingleses.

7°. Projeto de todo o sistema de esgoto do Norte da Ilha e o memorial descritivo.

8°. Colocar em operação a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) no mínimo com tratamento secundário.



Projeto Educação Ambiental sobre o Rio Capivari

Na semana passada teve inicio as primeiras reuniões para o planejamento do Projeto de Educação Ambiental, com enforque para os rios da região, em especial a bacia do Rio Capivari.
Com apoio e suporte da Secretaria Municipal de Educação, educadores, diretores das escolas públicas e privadas do Distrito de Ingleses desenvolverão este projeto objetiva a educação deste a infância, dispertando o interesse do individuo e da coletividade para a preservação.
Com a confirmação das principais escolas do ensino básico e fundamental, e com interesse de O.N.Gs como Coração Nativo, o projeto deverá ser um marco para a disseminação da cultura de preservação, colaborando sensívelmente para evitar formas de poluição futura dos rios da região.
A próxima reunião está agendada para o dia 09 de junho, às 17:30 na sala de reuniões sedida pela ACIF Regional Ingleses, a mesma é aberta a todas escolas, educadores e interessados em colaborar e participar.

Assessoria de Imprensa AN/P&M BRASIL


Qual sua opinião sobre o emissário submarino que a Casan quer implantar na costa de Ingleses?

Seguidores