Trecho do Rio Capivari que desagua no mar.

produzido por

sábado, 9 de maio de 2009

Câmara realiza audiência pública em Ingleses 07 de maio 2009


“O Rio Capivari está agonizando. Há anos ele esta internado na UTI”. O desabafo é do Presidente do Núcleo de Liderança dos Ingleses e Santinho, Joel Gomes Mendonça. A comunidade do norte da Ilha esteve reunida na noite de ontem (7), no Salão do Albino Disco Club, no bairro dos Ingleses, para participar de audiência pública referente ao Saneamento e Implantação do Sistema de Tratamento de Esgoto adequado em toda a região da Praia dos Ingleses, especialmente no Rio Capivari.
O encontro reuniu cerca de 300 pessoas. A realização da audiência pública na comunidade foi um pedido do vereador João Antônio Heinzen Amin Helou (PP). “O objetivo é reunir o grande grupo para esclarecimentos. Estar na comunidade é dar voz aos moradores. O desejo é que os órgãos responsáveis pelo saneamento e tratamento de esgoto do local, possam prestar informações sobre os trabalhos que estão desenvolvendo, e nós, legisladores, possamos sair daqui com metas e entendimentos suficientes para exigir dos poderes que façam à parte deles”, destacou o vereador.
O assunto virou abaixo assinado em fevereiro deste ano. A poluição do Rio Capivari, que desemboca no mar, e também afeta a praia, é bastante preocupante. Mais de 1,2 mil assinaturas foram coletadas. Os moradores desejam que o executivo seja mais rigoroso na fiscalização das residências e hotéis localizados às margens do Rio Capivari, para identificar aqueles que despejam nele seus resíduos do esgoto. O abaixo assinado foi recebido pelo promotor Sandro José Neis, titular da 32ª Promotoria Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público Estadual. O promotor solicitou que a Prefeitura, Vigilância Sanitária e Casan se pronunciem sobre o assunto.
Conforme os moradores há pelo menos 100 pontos de despejo de esgoto no Rio Capivari. Os trabalhos da audiência pública foram presididos pelo vereador Aurélio Valente (PP), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal. “Todos tem direito a uma rede de esgoto decente. A nossa obrigação é ouvir a comunidade, investigar as denuncias e cobrar responsabilidade dos órgãos competentes. O saneamento é uma obrigação do município e do Estado. Mas nós, vereadores, estamos aqui para intermediar esse conflito ”, afirmou o vereador.
O vereador Gean Marques Loureiro (PMDB), presidente da Câmara Municipal, destacou o esforço do legislativo em participar dos problemas das comunidades: “A Comissão de Meio Ambiente é formada por cinco parlamentares, a presença deles seria o suficiente para comandar esse trabalho. Mas hoje estão aqui 14 vereadores. Isso prova o compromisso que temos com a comunidade. E a comunidade também esta de parabéns. O auditório esta lotado. Isso prova que os Ingleses é uma comunidade unida e integrada”, elogiou o presidente.
César Paulo de Lucca, diretor técnico da Casan, apresentou ao público os projetos e o andamento das obras de Implantação do Sistema de Tratamento de Esgoto no bairro. Um trabalho que iniciou em 1998 e ainda não está acabado. A justificativa do diretor é que o tramite de papeis e licenças junto aos órgãos ambientais é bastante burocrático e demorado. “Tudo o que depende única e exclusivamente da Casan, já está pronto”, afirmou Lucca.
Ao final do encontro os vereadores e a comunidade decidiram que é preciso novas audiências para discutir o assunto. A Câmara deverá também, promover um Fórum Ambiental para tratar sobre o sistema de esgoto da Ilha.
Os vereadores que estiveram nos Ingleses para participar da audiência pública são: César Luiz Belloni Faria (DEM), Erádio Manoel Gonçalves (DEM), Ricardo Camargo Vieira (PCdoB), João da Bega Itamar da Silveira (PMDB), Norberto Stroisch Filho (PMDB), Gean Marques Loureiro (PMDB), João Antônio Heinzen Amin Helou (PP), Dalmo Deusdedit Meneses (PP), João Aurélio Valente Júnior (PP), Renato Geske (PR), Márcio José Pereira de Souza (PT), Asael Pereira (PSB), Edinon Manoel da Rosa (PSB) e Marcos Aurélio Espíndola – Badeko (PPS).

Diretoria de Comunicação Social
Câmara Municipal de Florianópolis

Pesquisa com a análise de coliformes fecais na Bacia do Rio Capivari:


Pontos de coleta das amostras da água do Rio para análise (clique na foto para ampliar):
Ponto 1: Rua das Gaivotas, foz do rio Capivari

Ponto 2: Rua Martinho de Haro, rio dos Ingleses
Ponto 3: Rua Martinho de Haro, rio Capivari (porção média)
Ponto 4: Rua dos Canudos, rio Feiticeiras
Ponto 5: Rua Três Marias, rio Capivari (região de nascente)









Resultados das análises de coliformes fecais na água dos 5 pontos amostrados na bacia do rio Capivari, entre novembro/2007 a abril/2008*





* Danilo Prado Tomazela - Biólogo

Seção ARTIGOS - DC 07 de maio de 2009

Rio Capivari – águas do verão, por Augusto César Zeferino*

De início a terra era nua de gente, e suas águas corriam límpidas pela verdejante planície, espelhando a beleza do céu, rasgando a terra e se jogando ao mar, mas agora espelham intervenções não conformes com o paraíso de então e carregam o amargor do descaso humano. Sim, suas águas, embora negras como antes, agora carregam o resultado das desassimilações humanas que adentram seu leito principal através das próprias margens ou de seus afluentes, e, a continuar assim, comprometem de vez a sustentabilidade da vida, e aqueles por vir irão chorar lágrimas para que o rio não seque de vez! São muitos quilômetros expostos a um comportamento desarticulado e doentio, adjetivos que qualificam igualmente o agente e a expressão bioquímica das águas, principalmente no verão, quando a população local se multiplica, ultrapassando com facilidade os 100 mil indivíduos.
O Rio Capivari (norte da Ilha) e seus afluentes estão parcialmente canalizados e/ou tubulados, condenados ao definhamento e à morte, agonizando aos poucos para conforto daqueles que os cercam e que têm a responsabilidade primária de abraçá-los para que possam correr livres e “sustentáveis”. (Sobre o Rio Capivari, em especial, ver a tese do biólogo Danilo Prado Tomazela na página “http://cienciasbiologicas.ufsc.br/TCC-BIOLOGIA-UFSC/TCCDaniloPTomazelaBioUFSC-08-1.pdf”). O Distrito de Ingleses do Rio Vermelho desde há muito se ressente de uma política pública consistente e responsável com os padrões de uma sociedade que diz querer ser sustentável. A rede de esgoto ali já implantada e ainda não operada se constitui em migalha face à demanda imposta pela realidade do hábitat humano.
A comunidade conta com indivíduos comprometidos em resgatar a saúde de sua base natural, muitas vezes conflitando com o poder estabelecido e mesmo com outros segmentos comunitários. Destarte, é desejável que a conjugação de esforços advindos da comunidade local e dos órgãos competentes possa produzir efeitos reais e de condução sistematizada, trazendo resultados promissores. A urgência na busca de soluções prioriza a ação conjunta dos diversos agentes comunitários e públicos constituídos.

* Geógrafo

Seção DIÁRIO DO LEITOR - DC 06 de maio de 2009

Capivari

Ao escolher o tema para conclusão de curso em Ciências Biológicas, resolvi monitorar a qualidade da água do Rio Capivari, localizado na Praia dos Ingleses, antes, durante e depois da temporada 2007/2008, para verificar se haveria uma variação considerável em decorrência do grande número de turistas, somados aos inúmeros veranistas locais, que juntos (super)lotam este balneário, um dos mais procurados da Ilha durante o verão. Quem circula pelo lado norte desta praia, e inevitavelmente percebe o aspecto do rio ao desembocar no mar, não se espantará com os resultados encontrados: poluição!
Em alguns trechos seria mais apropriado chamar de “vala de dejetos” ao invés de “rio”, dado o estado de degradação em que se encontra. A poluição foi comprovada em toda a extensão do rio, durante todo o período de estudo, sendo que no verão houve um aumento assustador da quantidade de coliformes fecais na água do rio (lembre-se: o rio deságua no mar!). De quem será a culpa, dos moradores e empreendimentos turísticos que fazem suas ligações de esgoto na rede pluvial, ou das autoridades competentes que não providenciam de uma vez um sistema de coleta e tratamento de esgoto para as praias? O trabalho completo pode ser obtido em “http://cienciasbiologicas.ufsc.br/TCC-BIOLOGIA-UFSC/TCCDaniloPTomazelaBioUFSC-08-1.pdf”.

Danilo Prado Tomazela Biólogo - Florianópolis

Seção DIÁRIO DO LEITOR - DC 05 de maio de 2009

Capivari

Enquanto políticos, autoridades e profissionais do turismo se mobilizam para receber o Fórum Mundial de Turismo (WTTC), o Rio Capivari (nos Ingleses, norte da Ilha, foto) segue seu curso.
Desde a confirmação da realização deste importante evento em Florianópolis, vemos a euforia do trade turístico e de nossos governantes, um misto de orgulho e esperança, diante da possibilidade de consolidar o destino na rota do turismo internacional.
Ironia ver o descaso com aquilo que é a matéria-prima básica para a indústria do turismo! Na Praia dos Ingleses, a poucos quilômetros da sede do evento, o Rio Capivari segue seu curso trazendo em suas águas e despejando na orla da praia as evidências de anos de desenvolvimento desregrado, confirmando na placa ao lado o que muitos ignoram: local impróprio para banho.
Lembrando que o próprio turismo foi em grande parte responsável pelo rápido crescimento do local e pela especulação imobiliária, o mínimo que poderia ter sido feito era retornar parte dos dividendos da atividade para preservar aquilo do qual depende.
Que este evento seja capaz de ser um marco em nossa região, alertando as autoridades para a urgência nas ações de recuperação e manutenção de nossos recursos, a fim de que esta atividade econômica seja de fato sustentável, trazendo dividendos hoje e amanhã para as comunidades onde acontece, em forma de ambiente sadio, desenvolvimento social, cultural e econômico.

Lília Romera Fulco - Florianópolis

Seção DIÁRIO DO LEITOR - DC 28 de abril de 2009

Rio Capivari

A comunidade de Ingleses, Norte da Ilha de Santa Catarina, está mobilizada para defender seus direitos e lutar pela preservação ambiental, hoje uma exigência inarredável para qualquer sociedade que esteja interessada em assegurar qualidade de vida às gerações futuras. Estamos engajados na recuperação do Rio Capivari, um curso d’água vital para o equilíbrio ecológico da região e há anos convertido em uma cloaca a céu aberto em razão das ligações clandestinas de esgoto. A Audiência Pública que debaterá o assunto teve sua data alterada, por razões alheias a nossa vontade. Está marcada agora para o próximo 7 de maio, às 19h, no Albino Disco Clube (Bailão do Albino), Ingleses, oportunidade em que os vereadores poderão dizer à população o que já fizeram, o que estão fazendo e o que pretendem fazer para resolver o problema do esgoto. Os cidadãos querem saber, também, o que têm a dizer a Vigilância Sanitária, Casan e Floram. A presença de todos os que desejam maior qualidade de vida na região é fundamental. Estamos mobilizados e os que tiverem interesse em saber mais sobre esta nobre iniciativa da comunidade dos Ingleses pode acessar o blog http://sosriocapivari.blogspot.com, e, se quiserem, deixar registrada ali sua opinião sobre o assunto, o que nos deixaria imensamente agradecidos.

Alfredo Koerich Advogado - Florianópolis

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Diário Catarinense - MATÉRIA SANEAMENTO NA ILHA

O esgoto que vai para o mar

A matéria desta sexta no Diário Catarinense, incia com a narrativa de uma familia que vive na Vargem Grande, destacando em seguida o gravíssimo problema da poluição de Ingleses. Também narra a AUDIÊNCIA PÚBLICA da CMF desta quinta em Ingleses, segue alguns trechos da matéria:

Quando a auxiliar de serviços gerais Ivone Barbosa, de 53 anos, saiu do Paraná há cinco anos, em busca de melhores serviços de saúde para o seu marido, não imaginava as dificuldades que a sua família enfrentaria na Capital catarinense. A dois metros da casa onde vive, no Bairro Vargem Grande, Norte de Florianópolis, o Rio Papaquará, que recebe o esgoto doméstico de dezenas de casas, já inundou sua residência quatro vezes. A situação do rio que passa em frente à casa da família de Ivone não é uma exceção no Estado. A falta de esgoto é tão grave que Santa Catarina apresenta o segundo pior índice em cobertura de saneamento do país, à frente apenas do Piauí.
Um diagnóstico da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) revela que são lançados 576 milhões de litros de esgotos por dia nos mananciais do Estado, e que somente 9,95% da população catarinense possui tratamento de esgoto.
(...)
A construção de dois novos emissários submarinos, na Praia dos Ingleses, no Norte da Ilha, e outro ainda sem local definido no Sul da Ilha, tem provocado a reação dos moradores da Capital que não acreditam na eficiência das tubulações submersas que pretendem lançar no mar o esgoto tratado dos moradores.

Ontem à noite, os moradores do Norte da Capital realizaram uma audiência pública em defesa do Rio Capivari, que há anos vem sofrendo com o despejo de esgoto doméstico. De acordo com o advogado Alfredo Koerich, um dos líderes da mobilização que já reúne 38 entidades da região, os emissários submarinos são polêmicos pelas suas consequências.

– Já esperamos 12 anos para a implantação de 14 quilômetros da rede que é apenas um terço do esgoto dos Ingleses. É preciso uma fiscalização rigorosa sobre os condomínios residenciais, hotéis e residências. Este rio faz a diferença entre o desenvolvimento e o atraso, a saúde e a doença da nossa comunidade – defendeu.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Resultado da Enquete 1 (veja enquete no final da página)













O Resultado da primeira enquete sobre nosso Rio deu o esperado: 81% para a opção de "totalmente poluido, um risco a saúde", seguido por " muito poluído" com 16% e com 1% a opção de quase sujo e poluído. Quem escolheu esta última opção favor informar o ponto onde o Rio está menos poluído para podermos encaminhar as autoridades sanitárias para tentarmos impedir que a poluição se eleve pelo menos naquele ponto.

Qual sua opinião sobre o emissário submarino que a Casan quer implantar na costa de Ingleses?

Seguidores