Trecho do Rio Capivari que desagua no mar.

produzido por

quinta-feira, 28 de maio de 2009

ATENÇÃO, ATENÇÃO: PRIMEIRA AÇÃO DE DESPOLUIÇÃO DO RIO CAPIVARI


Dando continuidade em nosso cronograma de ações, estamos convocando a todos a participarem da PRIMEIRA AÇÃO DE DESPOLUIÇÃO DO RIO CAPIVARI. Será nesta segunda dia 1o de Junho a partir das 08:00 tendo como ponto de encontro a margem do rio junto ao estacionamento do Sacolão (próximo a Igreja Católica). O cronograma das atividades prevê nesta primeira etapa a limpeza de objetos brutos do rio na extensão mapeada pelas Secretarias de Saúde - Vigilância Sanitária, Obras e Floram junto com as lideranças de Ingleses e Santinho. Em seguida serão identificados, notificados e lacrados os pontos de despejo de esgotos cloacais e pluviais em qualquer parte dos Rios que compõem a bacia do Rio Capivari (Rios Ingleses, Capivari e Feiticeiras).
Será um marco prático na campanha iniciada em março, onde após a audiência pública e inúmeras reuniões com diversos órgãos onde foram apresentadas as propostas, as soluções imediatas começarão a serem tomadas e os resultados serão percebidos.
É a vitória do trabalho organizado e prático focado em resultados, sobre a burocracia e a postergação!
É a vitória da união de nossa sociedade civil organizada, onde diversas pessoas doam parte do seu tempo e recursos em prol do bem comum maior: a natureza, a saúde e a qualidade de vida!
Contamos com a presença de todos, divulgue, participe, compareça.

S.O.S Rio CAPIVARI - Reunião Casan+Fatma+Floram

Nesta quarta 27, cumprindo a agenda programada, a comissão do Núcleo de Lideranças reuniu-se com Casan, Fatma e Floram na sala de reuniões da Presidência da CMF, acompanhada pelos técnicos da Secretaria de Saúde - Vig Sanitária e Secretaria de Obras da PMF e os vereadores Gean Loureiro e João Antonio Amin Helou.
Com duração próxima a 3 horas, a comissão apresentou a cada órgão e Casan as sugestões de curto, médio e longo prazo para redução imediata da poluição dos rios da região, passando ao debate da viabilidade técnica de cada ítem junto aos técnicos e presidente da Casan, Walmor Paulo de Luca. Após os debates, todos os participantes receberam uma cópia das sugestões e comprometeram-se a colocar em prática e dar encaminhamento as que tiveram um consenso, além de estudarem propostas e alternativas para as mais polêmicas. Ao final foi programada uma reunião com a Floram para integração do órgão ambiental do municipio na força tarefa que irá atuar sistematicamente a partir da próxima semana em Ingleses e Santinho.

Assessoria de Imprensa AN/P&M BRASIL

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Seção DIÁRIO DO LEITOR - DC 24 de maio de 2009

O Capivari e o sonho

Tenho um sonho! Quero ver essa nossa Praia dos Ingleses despoluída, limpa, florida e arborizada, com banheiros, calçadas e passeios decentes, servindo de modelo para todas as outras e atraindo milhares de turistas, não só pelas suas belezas naturais, mas também pela sua organização, pelo seu cuidado com o meio ambiente, trazendo muita riqueza para o nosso povo, para a nossa gente. Vamos perseguir esse sonho, vamos trabalhar para que todos tenham consciência do que está acontecendo. Todos nós seremos fiscais dos rios e não permitiremos que pessoas gananciosas e inescrupulosas continuem com essas atitudes criminosas. Vamos exigir que as autoridades sanitárias façam a fiscalização, e não desistiremos enquanto não estiver lacrada essa enorme rede clandestina de esgoto, que transporta os dejetos na calada da noite para o Rio Capivari e seus afluentes.
Vamos exigir que a rede de esgoto oficial entre logo em funcionamento e que a estação de tratamento só libere os dejetos com o nível no mínimo 2, ou seja, com 97% de tratamento realizado.

Alfredo Koerich - advogado - Ingleses, Florianópolis

domingo, 24 de maio de 2009

S.O.S Rio CAPIVARI - Reunião Secretaria de Saúde + Secretaria de Obras

Dando continuidade a agenda programada na reunião de planejamento, nesta quarta (20 de maio) reuniram-se na sede da Sec Municipal de Saúde, os diretores, técnicos e fiscais da Sec de Saúde e Vigilância Sanitária juntamente com os técnicos da Secretaria Municipal de Obras para definir com a comissão do Núcleo de Lideranças de Ingleses qual o roteiro das principais providências emergenciais a serem tomadas.
Após apresentação da lista de sugestões e providências emergenciais de curto prazo a serem implementadas, o grupo debateu algumas das formas mais viáveis e rápidas de atuação nos principais pontos de poluição dos Rios, para a redução imediata do índice de despejo dos dejetos.
Será formada uma força tarefa composta do pessoal de ambas a secretarias com o apoio do pessoal de Ingleses, para atuação nos locais mais críticos. Dentre a lista de sugestões (vide lista abaixo), ficaram definidas como imediatas as de localização, identificação e lacre das redes clandestinas de esgoto.
"Com a implantação destas ações o nível dos dejetos nos Rios será imediatamente reduzido, contribuido assim para a redução da poluição enquanto os demais programas de médio e longo prazo são desenvolvidos", destacaram os participantes da reunião.
Conforme comprometimento anterior, também participaram da reunião os vereadores Gean Marques Loureiro - Presidente da CMF e João Antonio Amin Helou - integrante da Comissão do Meio-Ambiente da CMF. Ao final do encontro de quase 2 horas, o grupo definiu uma agenda complementar de reuniões preparatórias na próxima segunda e terça (25 e 26) para programação do cronograma das ações, com os locais de atuação, equipamentos e pessoal necessários.
Na próxima quarta (27) o Núcleo de Lideranças tem reunião com os demais órgãos responsáveis: Fatma, Casan e Floram.

Assessoria de Imprensa AN/P&M BRASIL

_________________________________________________________



REUNIÃO VIGILÂNCIA + SEC DE OBRAS 20/05

2. Lista de sugestões

2.1. Limpeza das margens dos rios para acesso e visualização ampla, possibilitando assim fiscalização constante pela população.

2.2. Identificar e sinalizar redes pluviais oficiais (mapeamento da rede oficial).

2.3. Identificar, sinalizar e lacrar as redes clandestinas.

2.4. Desenvolver, incentivar e capacitar uma rede voluntaria de Zeladores e Fiscais Comunitários dos Rios.

2.5. Identificar e mapear os pontos críticos de poluição nos rios.

2.6. Fazer o constante monitoramento das redes pluviais.

2.7. Eliminar toda a rede pluvial, substituindo pelo sistema de calhas de escoamento (vide sistema do Travessão – Rio Vermelho)

2.8. Exigir toda documentação dos projetos hidro-sanitários de todas as construções da região, residenciais e comerciais, de acordo com cada nível.

2.9. Criar um sistema protocolar para agilizar o acompanhamento de denúncias.

2.10. Implementar ao longo do curso dos rios, telas de contenção para os dejetos sólidos, contribuindo para limpeza e despoluição.

2.11. Elaboração e apresentação por parte dos órgãos de relatórios das atividades e trabalhos realizados para acompanhamento por integrantes do Núcleo de Lideranças e população em geral.

2.12. Elaborar e implementar projeto de georeferenciamento dos pontos de esgoto nos rios.

Qual sua opinião sobre o emissário submarino que a Casan quer implantar na costa de Ingleses?

Seguidores