Trecho do Rio Capivari que desagua no mar.

produzido por

domingo, 24 de maio de 2009

S.O.S Rio CAPIVARI - Reunião Secretaria de Saúde + Secretaria de Obras

Dando continuidade a agenda programada na reunião de planejamento, nesta quarta (20 de maio) reuniram-se na sede da Sec Municipal de Saúde, os diretores, técnicos e fiscais da Sec de Saúde e Vigilância Sanitária juntamente com os técnicos da Secretaria Municipal de Obras para definir com a comissão do Núcleo de Lideranças de Ingleses qual o roteiro das principais providências emergenciais a serem tomadas.
Após apresentação da lista de sugestões e providências emergenciais de curto prazo a serem implementadas, o grupo debateu algumas das formas mais viáveis e rápidas de atuação nos principais pontos de poluição dos Rios, para a redução imediata do índice de despejo dos dejetos.
Será formada uma força tarefa composta do pessoal de ambas a secretarias com o apoio do pessoal de Ingleses, para atuação nos locais mais críticos. Dentre a lista de sugestões (vide lista abaixo), ficaram definidas como imediatas as de localização, identificação e lacre das redes clandestinas de esgoto.
"Com a implantação destas ações o nível dos dejetos nos Rios será imediatamente reduzido, contribuido assim para a redução da poluição enquanto os demais programas de médio e longo prazo são desenvolvidos", destacaram os participantes da reunião.
Conforme comprometimento anterior, também participaram da reunião os vereadores Gean Marques Loureiro - Presidente da CMF e João Antonio Amin Helou - integrante da Comissão do Meio-Ambiente da CMF. Ao final do encontro de quase 2 horas, o grupo definiu uma agenda complementar de reuniões preparatórias na próxima segunda e terça (25 e 26) para programação do cronograma das ações, com os locais de atuação, equipamentos e pessoal necessários.
Na próxima quarta (27) o Núcleo de Lideranças tem reunião com os demais órgãos responsáveis: Fatma, Casan e Floram.

Assessoria de Imprensa AN/P&M BRASIL

_________________________________________________________



REUNIÃO VIGILÂNCIA + SEC DE OBRAS 20/05

2. Lista de sugestões

2.1. Limpeza das margens dos rios para acesso e visualização ampla, possibilitando assim fiscalização constante pela população.

2.2. Identificar e sinalizar redes pluviais oficiais (mapeamento da rede oficial).

2.3. Identificar, sinalizar e lacrar as redes clandestinas.

2.4. Desenvolver, incentivar e capacitar uma rede voluntaria de Zeladores e Fiscais Comunitários dos Rios.

2.5. Identificar e mapear os pontos críticos de poluição nos rios.

2.6. Fazer o constante monitoramento das redes pluviais.

2.7. Eliminar toda a rede pluvial, substituindo pelo sistema de calhas de escoamento (vide sistema do Travessão – Rio Vermelho)

2.8. Exigir toda documentação dos projetos hidro-sanitários de todas as construções da região, residenciais e comerciais, de acordo com cada nível.

2.9. Criar um sistema protocolar para agilizar o acompanhamento de denúncias.

2.10. Implementar ao longo do curso dos rios, telas de contenção para os dejetos sólidos, contribuindo para limpeza e despoluição.

2.11. Elaboração e apresentação por parte dos órgãos de relatórios das atividades e trabalhos realizados para acompanhamento por integrantes do Núcleo de Lideranças e população em geral.

2.12. Elaborar e implementar projeto de georeferenciamento dos pontos de esgoto nos rios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual sua opinião sobre o emissário submarino que a Casan quer implantar na costa de Ingleses?

Seguidores