Trecho do Rio Capivari que desagua no mar.

produzido por

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

DC Seção Artigos - 02/11/2010

ARTIGOS

O Rio Capivari agoniza


Esperamos passar o período eleitoral para que nosso movimento em favor do Rio Capivari não fosse confundido com campanha política. É uma luta do povo dos Ingleses, para que tenhamos um Sistema de Saneamento Sanitário protegendo o aquífero e o Rio Capivari.

O Rio Capivari e seus afluentes, Ingleses e Feiticeira, foram transformados em emissários de esgoto a céu aberto, uma ameaça permanente à saúde pública, trazendo doenças e matando pessoas em decorrência da febre amarela, hepatite A, dengue, malária, leptospirose e tifo, espantando os turistas, que fogem de praias fétidas, com o ar impregnado de putrefação.

O alto risco de contaminação do aquífero com a infiltração dos dejetos, que tem uma área de 30 quilômetros quadrados, e sobre ele habitam no inverno, 45 mil pessoas e 110 mil no verão, sem uma rede coletora de esgoto, com grande possibilidade de deixar todo o Norte da Ilha sem água potável, já que esse aquífero abastece as praias dos Ingleses, Santinho, Canasvieiras, Jurerê, Cachoeira, Ponta das Canas, Praia Brava, Lagoinha e todas as outras da área. Como se pode observar essa preocupação é de todo o Norte da Ilha, pois será um desastre ambiental com consequências imprevisíveis ao turismo de Florianópolis e de Santa Catarina.

Com a palavra os técnicos da Fatma, que estão com o projeto de saneamento dos Ingleses preso, fazendo exigências, no nosso ver, absurdas e protelatórias. Enquanto isso, as pessoas continuam adoecendo e os turistas procurando outros destinos.
ALFREDO KOERICH * | * ADVOGADO

Qual sua opinião sobre o emissário submarino que a Casan quer implantar na costa de Ingleses?

Seguidores