Trecho do Rio Capivari que desagua no mar.

produzido por

terça-feira, 12 de maio de 2009

S.O.S. Rio CAPIVARI - Reunião de Planejamento na Presidência da CMF















Nesta terça-feira 12 de maio na sala de reuniões da Presidência da Câmara Municipal de Florianópolis reuniram-se a comissão indicada pelo Núcleo de Lideranças de Ingleses e Santinho com o Presidente da CMF, Vereador Gean Loureiro e o Vereador da Comissão do Meio Ambiente da Câmara, João Antonio Amin Helou.
Esta foi a primeira reunião de trabalho agendada pelo presidente da Câmara que assumiu no final da Audiência Pública realiza em Ingleses (07 de maio) a responsabilidade na condução das negociações e agendamento das reuniões, planejamento e programação das ações a serem tomadas com os diversos órgãos e secretarias municipais e estaduais juntamente com as lideranças de Ingleses. Na ocasião foi entregue o material apresentado anteriormente na Audiência do dia 07, onde após o debate sobre as principais sugestões de ações a serem tomadas a curto e médio prazos, foi agendada e confirmada a primeira reunião com a Secretaria Municipal de Saúde - Vigilância Sanitária, juntamente com a Secretaria de Obras para próxima quarta dia 20 de maio as 10:00, com a participação dos secretários e corpo técnico para definição dos cronogramas das ações. As reuniões com a Fatma e Casan ficaram pré-agendadas para o dia 27 de maio, com definição de horário a ser confirmada. "Estas reuniões serão de trabalho, com foco nas tomadas de decisões e ações imediatas para impedir as rotas clandestinas ou não que levam a poluição para o Rio, enquanto negociamos as melhores soluções para acelerarmos a implantação do sistema de esgoto" manifestaram as lideranças com total apoio dos vereadores.
Este foi mais um importante passo na trajetória para transformar a indiginação em planejamento estratégico e o planejamento em ações, para o imediato inicio da recuperação dos Rios de Ingleses e implantação do tão aguardado Sistema de Esgoto da região, item estrutural básico de fundamental importância para o crescimento e desenvolvimento saudável e sustentável da região.

Assessoria de Imprensa AN/P&M BRASIL

Seção ARTIGOS - DC 11 de maio de 2009

Audiência do Capivari, por Alfredo Koerich *


Quinta-feira 7 de maio foi uma noite memorável para os Ingleses (norte da Ilha), quando a população e as entidades organizadas, unidas e determinadas, procuraram demonstrar às autoridades suas aflições em torno da poluição que infesta o Rio Capivari e seus afluentes.
O Disco Clube Albino estava cheio, cerca de 300 pessoas da comunidade se fizeram presentes e o comparecimento da quase totalidade dos vereadores de Florianópolis (14) é o indicativo de que a classe política entendeu o requerimento do vereador João Amin, segundo o qual “o Rio Capivari hoje é uma cloaca a céu aberto, exalando odores insuportáveis e servindo para o desenvolvimento de organismos patogênicos que ocasionam infecções intestinais, epidérmicas e endêmicas, além dos riscos de inúmeras outras doenças causadas pela falta de saneamento básico”.
A audiência, presidida pelo vereador João Aurélio Valente Júnior, teve como desdobramento o chamamento das lideranças dos Ingleses pelo presidente da Câmara de Vereadores para uma reunião de trabalho nesta terça.
A Fatma se fez representar por técnicos da melhor qualidade, dando-nos a impressão de que está realizando um trabalho cuidadoso e não permitirá que a Praia dos Ingleses receba o retorno dos dejetos oriundos do proposto emissário submarino.
A nota destoante foi da Casan. O diretor técnico César Paulo de Lucca insultou a comunidade e suas lideranças, dizendo que “algumas cabeças daqui são pequenas” e aproximou o dedo polegar do indicador, no gesto típico, ao apresentar o projeto de tratamento de esgoto. Surpreendendo todos com a informação de que os dejetos sairão da ETE dos Ingleses para o emissário submarino com tratamento apenas primário, alegando que é feito assim em todo o Brasil, e mais, culpou os órgãos ambientais pela demora da implantação.

Da Casan, prestadora de serviços para a Prefeitura, a população dos Ingleses deseja, quer e exige só uma coisa: o cumprimento do contrato de financiamento assinado com a CEF em 18 de fevereiro de 1997, portanto há mais de 12 anos, para execução de implantação do sistema de esgoto sanitário e que, até hoje, não teve a capacidade técnica e administrativa para colocar em funcionamento. Não compareceram à audiência pública o prefeito, os secretários responsáveis pela área sanitária e o diretor superintendente da Floram, demonstrando a habitual falta de interesse, o desleixo e a inoperância administrativa para com as necessidades dos Ingleses.

* Advogado

Qual sua opinião sobre o emissário submarino que a Casan quer implantar na costa de Ingleses?

Seguidores