Trecho do Rio Capivari que desagua no mar.

produzido por

domingo, 7 de junho de 2009

S.O.S Rio CAPIVARI - Reunião Trabalho CASAN 03 Junho 2009

Na quarta-feira dia 03 de junho, a comissão do Núcleo de Lideranças de Ingleses e Santinho reuniu-se com diretores e técnicos da CASAN, em sua sede do Estreito. Com duração acima de 3 horas, foram levantados detalhadamente todos os pontos apresentados nas reuniões anteriores. Algumas das questões consensuais foram analizadas e debatidas, onde algumas das ações propostas ficaram de ser encaminhadas pelos técnicos presentes a presidência para deliberação nas próximas semanas.
Para as questões mais polêmicas, ambas as comissões ficaram de estudar alternativas viáveis de solução para reapresentação nas próximas reuniões.
O projeto do emissário submarino - proposta da Casan como meio para o destino final dos dejetos - está em fase de estudo para liberação da Licença Ambiental pela FATMA, quando o mesmo estiver concluído, deverá ficar a disposição para análise da polulação.
Até lá esta e demais propostas estarão na pauta de assuntos a serem debatidos pelo Núcleo de Lideranças com apoio técnicos sanitaristas, engenheiros e entidades especializadas.
Se você tiver alguma informação técnica relevante para compartilhar, entre em contato pois estas questões são polêmicas e devem ser discutidas amplamente e com calro embasamento para juntos escolhermos as melhores opções de saneamento para o Norte da Ilha e Florianópolis.

Assessoria de Imprensa AN/P&M BRASIL

_________________________________________________________________________________

REUNIÃO CASAN 03/06 – PAUTA


1°. Mapeamento da rede de esgoto implantada, para auxiliar a Vigilância Sanitária nas suas fiscalizações.

2°. Solicitamos em relação ao projeto atual de esgotamento sanitário: o numero da população a ser atendida, o tempo e o custo necessário para a conclusão da obra e copia do projeto da estação de tratamento já existente.

3°. Exercer uma maior fiscalização sobre as empresas que executam serviço de limpa-fossas, criando mecanismos de controle das descargas, para que os usuários possam acompanhar o correto destino do descarte da limpeza das fossas.

4°. Como medida emergencial, criar e implementar oficialmente o serviço limpa-fossa pela Casan com o valores reduzidos até a implantação completa da rede de esgoto.

5°. Após a implantação da estação de tratamento (ETE) a CASAN para poder cobrar dos usuários deverá comprovar que a unidade está ligada na rede de esgoto.

6°. Realizar projeto para a implantação 100% da rede de esgoto para Ingleses – Capivari e Santinho e o emissário que está sendo projetado para o momento deve ser dimensionado para atender toda a demanda Futura do Distrito de Ingleses.

7°. Projeto de todo o sistema de esgoto do Norte da Ilha e o memorial descritivo.

8°. Colocar em operação a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) no mínimo com tratamento secundário.



2 comentários:

  1. Este 5° item, puro e simples como está colocado, configura um grande absurdo! "Após a implantação da estação de tratamento (ETE) a CASAN para poder cobrar dos usuários deverá comprovar que a unidade está ligada na rede de esgoto." NEGATIVO! A partir da implantação da ETE, TODAS AS UNIDADES devem começar imediatamente a pagar pelo serviço. E mais: QUEM não providenciar sua ligação à rede da ETE em 30 dias, ALÉM DA TAXA DEVE PAGAR MULTA PESADA. E, se não ligar em 60 dias deve ser processado pela Floram por VIOLENTA AGRESSÃO AO MEIO AMBIENTE. Se não doer no bolso, meu amigos, fica como está na Barra da Lagoa, onde a esmagadora maioria até hoje não ligou-se ao sistema.
    Maria Aparecida Nery
    Jornalista

    ResponderExcluir
  2. Sugiro incluir mais um item de opçãpo na enquete:

    "Não é a solução ideal mas é um ótimo começo, nas circunstâncias."

    Não votei porque faltou esta posição, que é a minha opinião.

    Maria Aparecida Nery
    Jornalista

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o emissário submarino que a Casan quer implantar na costa de Ingleses?

Seguidores