Rio Capivari
Moradores do balneário de Ingleses estão mobilizados na cobrança das autoridades em favor de medidas rigorosas para a fiscalização em hotéis e residências estabelecidos às margens do rio Capivari. O objetivo é a identificação dos imóveis que despejam resíduos do esgoto no rio.
No dia 2 de fevereiro foi protocolada na 32ª Promotoria Defesa do Meio Ambiente uma representação com assinatura de 1,2 mil moradores, veranistas e turistas, nacionais e estrangeiros, demonstrando “o descaso das autoridades públicas na vigilância e fiscalização do rio, com gravíssimos problemas ambientais, de saúde pública e danos materiais”. Os signatários do documento solicitam que o Ministério Público Estadual “tome as medidas coercitivas pertinentes, determinando ao Executivo municipal, por meio de sua área competente, lacrar aqueles imóveis que vêm poluindo as águas do rio, até que construam estações de tratamento de esgoto, bem como inibam futuras ligações clandestinas”. O promotor Sandro José Neis deu prazo para que a Prefeitura, Vigilância Sanitária e Casan se pronunciem sobre o assunto.
No final de março um blog com o tema "S.O.S. RIO CAPIVARI" foi implementado para divulgação das ações relativas à recuperação do rio. "Esta será uma ferramenta ágil e rápida para atualizarmos os conteúdos e divulgarmos de forma viral as ações relativas a recuperação do Rio, onde a partir do envolvimento de todos, podemos atingir um grande número de pessoas - além de mais um elemento de consulta do Ministério Público", afirma José Antonio Bittencourt, administrador do blog. O endereço é http://sosriocapivari.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário