Trecho do Rio Capivari que desagua no mar.

produzido por

segunda-feira, 8 de junho de 2009

AMBIENTE - DC 02 de junho de 2009, página 30

Começa limpeza no Rio Ingleses

A água está tomada pelo esgoto e trabalho segue até quinta-feira

As máquinas da Secretaria Municipal de Obras começaram ontem a limpeza do Rio Ingleses, na região Norte de Florianópolis. De acordo com o diretor de Operações, Milton Otávio da Silva, aproximadamente 80% da água do córrego está tomada pelo esgoto e despejo de todo o tipo de lixo.
No primeiro dia de trabalho, oito caminhões de 10 toneladas foram carregados com lixo, como móveis e latas, além da areia que foi retirada do rio de oito quilômetros de extensão.

A limpeza que deve seguir até quinta-feira conta também com o acompanhamento da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram) e da Vigilância Sanitária que deve lacrar as ligações clandestinas de esgoto em um dos principais afluentes do Rio Capivari.

– Muitas pessoas e empresas utilizam a rede pluvial para despejar de forma ilegal o esgoto nos nossos rios. Depois da limpeza vamos conseguir identificar os agentes poluidores – explicou um dos integrantes do Conselho Comunitário dos Ingleses, João Batista Santos da Silva.

De acordo com Silva, cerca de 45 mil pessoas vivem na Praia dos Ingleses neste período do ano, sendo que na alta temporada o número chega a triplicar.

– O maior agravante é que estamos bem em cima do Aquífero Guarani que é prejudicado pelas ligações clandestinas e também pela falta de um sistema de saneamento básico na região – destacou.

nanda.gobbi@diario.com.br

NANDA GOBBI


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual sua opinião sobre o emissário submarino que a Casan quer implantar na costa de Ingleses?

Seguidores