Trecho do Rio Capivari que desagua no mar.

produzido por

domingo, 5 de abril de 2009

Seção ARTIGOS - DC 25 de março de 2009

Pedido de socorro, por Alfredo Koerich*

O governo de Florianópolis deveria ser mais transparente sobre a realidade do esgoto da Praia dos Ingleses. A população está aguardando para qualquer momento a operacionalização do mesmo e as autoridades municipais sabem que isso é impossível, que não acontece.
A verdade é bem outra, senão vejamos: o líder do governo na Câmara de Vereadores informou que existe um “Rima” (Relatório de Impacto Ambiental) aprovado pela Fatma, só dependendo de publicação, para construção de um emissário submarino, composto de quatro quilômetros de tubos na parte terrestre e três quilômetros na parte marítima, ligados à estação de tratamento dos Ingleses. Mas quando foi feita a audiência pública para discutir se é isso que a comunidade de Ingleses deseja? Os emissários submarinos são polêmicos, pelas suas possíveis consequências.
Essa referida audiência deve obrigatoriamente preceder à aprovação do ¨Rima¨. Indaga-se ainda o tempo que levará para operacionalizar o esgoto da fase 1, pois precisará de licitação para elaboração do projeto do emissário, depois o tempo necessário para elaborar o referido projeto, licitação para a implantação do emissário, terrestre e submarino, e, por último, implantação de sete quilômetros de tubos e equipamentos em condições adversas. Ora, os 14 quilômetros de rede implantados da fase 1 levaram 12 anos para serem concluídos. Essa parte implantada é só um terço do esgoto de Ingleses; a fase 2 dependerá da operacionalização da fase 1, e assim por diante, porque é isso que foi contratado com o agente financeiro. A primeira fase é menos de 15% da necessidade de esgoto dos Ingleses.

Não podemos depender da nova rede de esgotos dos Ingleses para equacionarmos o grave problema do Rio Capivari. Basta que sejam tomadas medidas saneadoras, exercendo uma fiscalização rigorosa sobre os condomínios residenciais, hotéis, pousadas, restaurantes e residências às margens do Rio Capivari, solicitando dos mesmos os documentos sanitários e identificando aqueles que despejam nele seus resíduos do esgoto.

*Advogado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual sua opinião sobre o emissário submarino que a Casan quer implantar na costa de Ingleses?

Seguidores