Trecho do Rio Capivari que desagua no mar.

produzido por

sábado, 9 de maio de 2009

Câmara realiza audiência pública em Ingleses 07 de maio 2009


“O Rio Capivari está agonizando. Há anos ele esta internado na UTI”. O desabafo é do Presidente do Núcleo de Liderança dos Ingleses e Santinho, Joel Gomes Mendonça. A comunidade do norte da Ilha esteve reunida na noite de ontem (7), no Salão do Albino Disco Club, no bairro dos Ingleses, para participar de audiência pública referente ao Saneamento e Implantação do Sistema de Tratamento de Esgoto adequado em toda a região da Praia dos Ingleses, especialmente no Rio Capivari.
O encontro reuniu cerca de 300 pessoas. A realização da audiência pública na comunidade foi um pedido do vereador João Antônio Heinzen Amin Helou (PP). “O objetivo é reunir o grande grupo para esclarecimentos. Estar na comunidade é dar voz aos moradores. O desejo é que os órgãos responsáveis pelo saneamento e tratamento de esgoto do local, possam prestar informações sobre os trabalhos que estão desenvolvendo, e nós, legisladores, possamos sair daqui com metas e entendimentos suficientes para exigir dos poderes que façam à parte deles”, destacou o vereador.
O assunto virou abaixo assinado em fevereiro deste ano. A poluição do Rio Capivari, que desemboca no mar, e também afeta a praia, é bastante preocupante. Mais de 1,2 mil assinaturas foram coletadas. Os moradores desejam que o executivo seja mais rigoroso na fiscalização das residências e hotéis localizados às margens do Rio Capivari, para identificar aqueles que despejam nele seus resíduos do esgoto. O abaixo assinado foi recebido pelo promotor Sandro José Neis, titular da 32ª Promotoria Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público Estadual. O promotor solicitou que a Prefeitura, Vigilância Sanitária e Casan se pronunciem sobre o assunto.
Conforme os moradores há pelo menos 100 pontos de despejo de esgoto no Rio Capivari. Os trabalhos da audiência pública foram presididos pelo vereador Aurélio Valente (PP), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal. “Todos tem direito a uma rede de esgoto decente. A nossa obrigação é ouvir a comunidade, investigar as denuncias e cobrar responsabilidade dos órgãos competentes. O saneamento é uma obrigação do município e do Estado. Mas nós, vereadores, estamos aqui para intermediar esse conflito ”, afirmou o vereador.
O vereador Gean Marques Loureiro (PMDB), presidente da Câmara Municipal, destacou o esforço do legislativo em participar dos problemas das comunidades: “A Comissão de Meio Ambiente é formada por cinco parlamentares, a presença deles seria o suficiente para comandar esse trabalho. Mas hoje estão aqui 14 vereadores. Isso prova o compromisso que temos com a comunidade. E a comunidade também esta de parabéns. O auditório esta lotado. Isso prova que os Ingleses é uma comunidade unida e integrada”, elogiou o presidente.
César Paulo de Lucca, diretor técnico da Casan, apresentou ao público os projetos e o andamento das obras de Implantação do Sistema de Tratamento de Esgoto no bairro. Um trabalho que iniciou em 1998 e ainda não está acabado. A justificativa do diretor é que o tramite de papeis e licenças junto aos órgãos ambientais é bastante burocrático e demorado. “Tudo o que depende única e exclusivamente da Casan, já está pronto”, afirmou Lucca.
Ao final do encontro os vereadores e a comunidade decidiram que é preciso novas audiências para discutir o assunto. A Câmara deverá também, promover um Fórum Ambiental para tratar sobre o sistema de esgoto da Ilha.
Os vereadores que estiveram nos Ingleses para participar da audiência pública são: César Luiz Belloni Faria (DEM), Erádio Manoel Gonçalves (DEM), Ricardo Camargo Vieira (PCdoB), João da Bega Itamar da Silveira (PMDB), Norberto Stroisch Filho (PMDB), Gean Marques Loureiro (PMDB), João Antônio Heinzen Amin Helou (PP), Dalmo Deusdedit Meneses (PP), João Aurélio Valente Júnior (PP), Renato Geske (PR), Márcio José Pereira de Souza (PT), Asael Pereira (PSB), Edinon Manoel da Rosa (PSB) e Marcos Aurélio Espíndola – Badeko (PPS).

Diretoria de Comunicação Social
Câmara Municipal de Florianópolis

Um comentário:

  1. Esta postagem difere da apresentada nesta data no DC, mais especificamente no que se refere a atitude do irmão do presidente da CASAN, o que de fato sujou a reunião naquele dia. A muito a CASAN, a Prefeitura, e os demais gestores dos órgão de saneamento desta cidade, que aliás, nem ao menos compareceram, não se dignificam ao menor em cumprir obrigações.
    Neste tocante é lamantável e mostra o interesse do poder público pelo meio em que vivemos.

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o emissário submarino que a Casan quer implantar na costa de Ingleses?

Seguidores