Trecho do Rio Capivari que desagua no mar.

produzido por

terça-feira, 23 de junho de 2009

Seção DIÁRIO DO LEITOR - DC 21 de junho de 2009

Aquífero

O aquífero de Ingleses/Rio Vermelho (Norte da Ilha) não pertence à Casan, é do povo. Além de ser utilizado por ela com custo zero, a mais barata fonte de água da Casan, o aquífero é tratado com menosprezo, longe do zelo que poderíamos esperar. A Casan retira na média 230 litros de água por segundo, no pico, perto de 393 litros, fixados pelo Ministério Público, que é considerado, por muitos, abusivo e próximo ao esgotamento e, se somadas as ponteiras de particulares, das quais não se tem controle, fica realmente muito grave a situação e urgentíssimas as providências.

Sem o sistema de esgoto dos Ingleses funcionando e com a Bacia do Capivari servindo de emissário a céu aberto de todos os dejetos de esgoto da região dos Ingleses, correndo sobre o aquífero, que tem área de 30 km², e população que habita sobre ele de 45 mil pessoas no inverno e de cerca de 110 mil no verão, a situação é crítica. A água do aquífero destina-se aos Ingleses, Santinho, Canasvieiras, Jurerê, Daniela, Ponta das Canas, Lagoinha, Cachoeira do Bom Jesus, Praia Brava e outras localidades.

Em 18 de fevereiro de 1997, foi assinado contrato de financiamento com a CEF, de R$ 5,63 milhões, para o início das obras do saneamento de Ingleses, que tinha como previsão de término o prazo de 24 meses. Doze anos se passaram e não temos previsão de funcionamento.

A população do Norte da Ilha corre risco de ver diminuída a frequência dos turistas e com isso reduzindo empregos, trabalhos autônomos e fechamento de estabelecimentos comerciais e de serviços, caso o aquífero seja contaminado. Vamos exigir que o esgoto da Casan entre logo em operação: com sistemas primário, secundário e de desinfecção.

Alfredo Koerich Advogado - Florianópolis


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual sua opinião sobre o emissário submarino que a Casan quer implantar na costa de Ingleses?

Seguidores